1-BREVE HISTÓRICO
A EMEI. Antônio Vieira, foi fundada em
1987, denominando-se então Creche Matadouro, funcionava em anexo a E.E.F.M. Prefeito
Antônio Conserva Feitosa.
No início de 1997, mudou-se para a Rua
Ladislau de Arruda Campos, 567 e posteriormente para a rua Maria Augusta
Pereira, 135 no ano de 1999.
Desde 2005 a mesma funciona a rua
Sebastião Florentino Gama,277.
A instituição em questão, situa-se em um
bairro carente e com diversas dificuldades. Daí, torna-se fundamental conhecer
bem nossa clientela e o meio social em que estão inseridos.
As políticas educacionais visam a
qualidade de ensino, dessa forma a EMEI Antônio Vieira baseia sua proposta
pedagógica no crescimento sócio-cultural de seus alunos e a partir dessa
premissa, criar cidadãos críticos, participativos e conscientes de seus
direitos e deveres.
2-PROPOSTA PEDAGÓGICA
Este é um documento fundamentado pela
Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases), que se faz necessário a qualquer
instituição de ensino.
Na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação, há referência explícita à proposta
pedagógica, no artigo 13, incisos I, II, e no artigo 14, incisos I e II,
que analisam essa questão, atribuindo grande importância ao papel dos
professores em sua concepção, desenvolvimento, avaliação, interpretação e
articulação junto as famílias.
No Artigo 13 aparecem como uma das
incumbências dos docentes: “Participar da elaboração da proposta pedagógica do
estabelecimento de ensino” (inciso I), e “elaborar e cumprir plano de trabalho,
segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino” ( inciso II )
É
também indispensável destacar a Resolução Nº 05 de 17 de dezembro de 2009, que
estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Portanto ao elaborar nossa proposta
pedagógica, buscamos orientações legais vigentes e sobre os conhecimentos da
educação infantil das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
Por fim, a instituição busca adequar e
adaptar as várias realidades, buscando alcançar os objetivos da nossa proposta e assim garantindo um
desempenho e qualidade.
3-JUSTIFICATIVA
Ao elaborarmos este
projeto político pedagógico, pretende-se desencadear uma série de ações e
informações inerentes a realidade da EMEI. Antônio Vieira , contribuindo para a
construção da identidade do mesmo proporcionando melhorias para aprendizagem.
Este foi fundamentado na
LDB 9394/96 e PCN’S que regimenta a educação Nacional.
Com a reformulação da
prática pedagógica, buscamos melhorar a aprendizagem e diminuir o índice de
evasão.
Pretendemos com essa
proposta cumprir uma linha de ação que desenvolva na sua íntegra, soluções
coletivas para os problemas da nossa escola, da qual possui uma clientela
proveniente de famílias de baixa renda. As ocupações dos pais e bem
diversificada: alguns são carroceiros, outros pedreiros e há ainda jardineiros.
Existe também uma considerável parcela de autônomos como vendedores ambulantes,
diaristas e alguns desempregados.
Muitos tiveram poucas
oportunidades, outros são analfabetos, alguns concluíram o Ensino fundamental e
poucos o Ensino Médio
4-REFERENCIAL TEÓRICO
O presente Projeto
Político Pedagógico da EMEI.Antônio Vieira, tem a intenção de desenvolver um
trabalho de responsabilidades, visando integrar as crianças em um meio no qual
elas possam interagir e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social,
embasado nos pensamentos de Piaget e Vigotsky.
É necessário que a escola trabalhe de forma
participativa, buscando interagir os discentes, a comunidade, despertando o
espírito de cidadania e interesse pelo meio no qual está inserido. Agindo assim
a escola desenvolverá um trabalho participativo e qualitativo.
A tendência liberal renovada, entendida como “direção
da aprendizagem”. Essa didática acentua o caráter prático-técnico do processo
ensino-aprendizagem e apresenta –se em duas versões distintas. A renovada
Progressista, termo usado por Anísio Teixeira, para indicar a função da
educação numa civilização de mudanças, decorrente do desenvolvimento
científico. Destacando também a idéia de Piaget “Aprender Fazendo” que está
sempre presente. Valoriza-se as experiências vividas, ou seja, a carga de
conhecimento que as crianças trazem do
seu meio social.
VISÃO
Seremos uma escola inovadora, capaz de oferecer um
ensino de qualidade, desenvolvendo uma gestão pedagógica administrativa,
voltada para a democracia, que desperte o compromisso e a responsabilidade,
permitindo assim o cumprimento do dever de todos.
MISSÃO
Promover ensino de qualidade , valorizando e
respeitando cada aluno, preparando-os para a vida e possibilitando a formação
integral da criança e a participação de todos na efetividade do processo.
OBJETIVO
GERAL
Oferecer Educação Infantil necessária proporcionando
ao educando a formação do seu desenvolvimento e de suas potencialidades, como
elemento de auto-realização, para o exercício consciente da cidadania.
Oferecendo propostas as quais visem uma melhor qualidade de ensino aprendizagem
integrando toda comunidade escolar, a somar suas habilidades com idéias
inovadoras
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·Sensibilizar
cada profissional a fim de que cada proposta torne-se realidade e se dê de
forma coletiva.
·Fazer acontecer,
integrando cada discente respeitando suas potencialidades
·Estimular as
famílias juntamente com a comunidade escolar a cooperar com as ações a serem
realizadas na escola.
·Oferecer
atendimento as crianças com ou sem necessidades especiais, visando o pleno
desenvolvimento.
·Aperfeiçoar a
Gestão da Escola;
·Intensificar o
processo de Ensino-Aprendizagem;
·Conscientizar os
pais e a comunidade escolar que a inclusão é um direito de todos.
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