PPP


1-BREVE HISTÓRICO


        A EMEI. Antônio Vieira, foi fundada em 1987, denominando-se então Creche Matadouro, funcionava em anexo a E.E.F.M. Prefeito Antônio Conserva Feitosa.
        No início de 1997, mudou-se para a Rua Ladislau de Arruda Campos, 567 e posteriormente para a rua Maria Augusta Pereira, 135 no ano de 1999.
Desde 2005 a mesma funciona a rua Sebastião Florentino Gama,277.
       A instituição em questão, situa-se em um bairro carente e com diversas dificuldades. Daí, torna-se fundamental conhecer bem nossa clientela e o meio social em que estão inseridos.
        As políticas educacionais visam a qualidade de ensino, dessa forma a EMEI Antônio Vieira baseia sua proposta pedagógica no crescimento sócio-cultural de seus alunos e a partir dessa premissa, criar cidadãos críticos, participativos e conscientes de seus direitos e deveres.

 
 
2-PROPOSTA PEDAGÓGICA


         Este é um documento fundamentado pela Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases), que se faz necessário a qualquer instituição de ensino.
         Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, há referência explícita à proposta  pedagógica, no artigo 13, incisos I, II, e no artigo 14, incisos I e II, que analisam essa questão, atribuindo grande importância ao papel dos professores em sua concepção, desenvolvimento, avaliação, interpretação e articulação junto as famílias.
         No Artigo 13 aparecem como uma das incumbências dos docentes: “Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino” (inciso I), e “elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino” ( inciso II )
        É também indispensável destacar a Resolução Nº 05 de 17 de dezembro de 2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
        Portanto ao elaborar nossa proposta pedagógica, buscamos orientações legais vigentes e sobre os conhecimentos da educação infantil das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
        Por fim, a instituição busca adequar e adaptar as várias realidades, buscando alcançar os objetivos  da nossa proposta e assim garantindo um desempenho e qualidade.




3-JUSTIFICATIVA
 

            Ao elaborarmos este projeto político pedagógico, pretende-se desencadear uma série de ações e informações inerentes a realidade da EMEI. Antônio Vieira , contribuindo para a construção da identidade do mesmo proporcionando melhorias para aprendizagem.
           Este foi fundamentado na LDB 9394/96 e PCN’S que regimenta a educação Nacional.
           Com a reformulação da prática pedagógica, buscamos melhorar a aprendizagem e diminuir o índice de evasão.
           Pretendemos com essa proposta cumprir uma linha de ação que desenvolva na sua íntegra, soluções coletivas para os problemas da nossa escola, da qual possui uma clientela proveniente de famílias de baixa renda. As ocupações dos pais e bem diversificada: alguns são carroceiros, outros pedreiros e há ainda jardineiros. Existe também uma considerável parcela de autônomos como vendedores ambulantes, diaristas e alguns desempregados.
          Muitos tiveram poucas oportunidades, outros são analfabetos, alguns concluíram o Ensino fundamental e poucos o Ensino Médio


 
4-REFERENCIAL TEÓRICO

           O presente Projeto Político Pedagógico da EMEI.Antônio Vieira, tem a intenção de desenvolver um trabalho de responsabilidades, visando integrar as crianças em um meio no qual elas possam interagir e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social, embasado nos pensamentos de Piaget e Vigotsky.
É necessário que a escola trabalhe de forma participativa, buscando interagir os discentes, a comunidade, despertando o espírito de cidadania e interesse pelo meio no qual está inserido. Agindo assim a escola desenvolverá um trabalho participativo e qualitativo.
A tendência liberal renovada, entendida como “direção da aprendizagem”. Essa didática acentua o caráter prático-técnico do processo ensino-aprendizagem e apresenta –se em duas versões distintas. A renovada Progressista, termo usado por Anísio Teixeira, para indicar a função da educação numa civilização de mudanças, decorrente do desenvolvimento científico. Destacando também a idéia de Piaget “Aprender Fazendo” que está sempre presente. Valoriza-se as experiências vividas, ou seja, a carga de conhecimento que as  crianças trazem do seu meio social.

 
VISÃO


Seremos uma escola inovadora, capaz de oferecer um ensino de qualidade, desenvolvendo uma gestão pedagógica administrativa, voltada para a democracia, que desperte o compromisso e a responsabilidade, permitindo assim o cumprimento do dever de todos.


MISSÃO

Promover ensino de qualidade , valorizando e respeitando cada aluno, preparando-os para a vida e possibilitando a formação integral da criança e a participação de todos na efetividade do processo.


OBJETIVO GERAL


Oferecer Educação Infantil necessária proporcionando ao educando a formação do seu desenvolvimento e de suas potencialidades, como elemento de auto-realização, para o exercício consciente da cidadania. Oferecendo propostas as quais visem uma melhor qualidade de ensino aprendizagem integrando toda comunidade escolar, a somar suas habilidades com idéias inovadoras

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·Sensibilizar cada profissional a fim de que cada proposta torne-se realidade e se dê de forma coletiva.
·Fazer acontecer, integrando cada discente respeitando suas potencialidades
·Estimular as famílias juntamente com a comunidade escolar a cooperar com as ações a serem realizadas na escola.
·Oferecer atendimento as crianças com ou sem necessidades especiais, visando o pleno desenvolvimento.
·Aperfeiçoar a Gestão da Escola;
·Intensificar o processo de Ensino-Aprendizagem;
·Conscientizar os pais e a comunidade escolar que a inclusão é um direito de todos.


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